sexta-feira, 18 de maio de 2012

Bienal EU NÃO VOU!


Queridos amigos, é com imensa tristeza que compartilho com vocês a situação super desagradável que aconteceu no primeiro dia da Bienal de Minas, que era para ter sido um dos dias mais importantes para mim, já que seria a primeira Bienal estaria participando com meu livro Anjo Negro(Novo Século) e o melhor, próxima a minha casa.


Eu e mais alguns autores, pagamos por um espaço no estande da editora Canápe para expor nossos livros, como já havia divulgado aqui. Quando foi dia 17/05, recebi um email de uma autora que viria para BH e ficaria neste mesmo estande, informando que a editora Canápe tinha cancelado a participação na bienal. Como assim cancelado a participação um dia antes, se nós já tínhamos pago? Me perguntei. E eles nem se quiser me mandaram esse email. Fiquei totalmente sem chão nesse momento. Não foi apenas pelo valor que paguei, havia muito mais coisas por trás disso. Fiz marcadores, livrinhos de degustação, banner, brindes. Minha última semana e o psicológico estavam voltados para a bienal, já tinha trocado emais com a editora e pelo que fui informada, tudo estava certo. E sei que os outros autores também fizeram isso, e inclusive deixaram de trabalhar para vir a BH.


Não me dei por satisfeita, e fui a bienal no dia seguinte, para ver o que tinha acontecido. O estande estava lá, montado e completamente vazio. Procurei informações na administração da bienal e recebi outra triste notícia, o estande estava sendo negociado, o contrato com a editora Canápe tinha sido suspenso porque eles não PAGARAM pelo estande, não honraram o compromisso que tinha assumido, nem com eles e muito menos conosco, que já havíamos pago há duas semana, agindo de má fé.


Fico sem palavras para expressar a completa revolta, descaso, falta de respeito com os autores nacionais que estão iniciando. Publicar um livro e vendê-lo no Brasil não é fácil, e ainda temos que passar por mais isso, ser passados para trás na bienal de livros? Brincam com a nossa inteligência, com os nossos sentimentos, com as nossas vidas e simplesmente vamos deixar passar batido? Não, não vou. Desta vez não. CHEGA! Pessoas assim, têm que entender que a vida não é feita apenas de dinheiro, que o mundo dá muitas voltas. Hoje elas dão o calote em alguém, amanhã podem ser elas a vítima.


Precisei compartilhar com vocês, escritores ou não, para que fiquem espertos e não irem confiando em qualquer um, para não estarem um dia aqui, compartilhando conosco a experiência desagradável da primeira Bienal de Livros que participarem.

19 comentários:

  1. Fiquei completamente chocada ao ler seu relato. Ao testemunhar a total desonestidade e falta de respeito dessa editora. Ela é daí de BH mesmo??? Que vergonha alheia eu sinto nesse momento... aff.. Tomara que essa editora Canapé fique com o filme queimado o resto da vida, pra não lesar mais ninguém (normalmente eu não fico desejando mal às pessoas, mas essa foi demais).

    Ju

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não acredito! Que descaso horrível! Estou completamente chocado! Passei no estande da editora e fiquei procurando por vocês no evento. Nem sei o que dizer direito, espero que a editora fique com o filme queimado mesmo! E muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andei o dia todo na feira, feito barata tonta. Não conseguia acreditar. Parei em frente ao estande vazio e danei a chorar.

      Excluir
  3. Tudo há de se resolver! Dizem que Deus fecha a janela para abrir a porta.

    ResponderExcluir
  4. Bom, não sei o que aconteceu, eu nunca tinha ouvido falar nessa Editora e nem sei se ela tem participações anteriores na Bienal (estamos na 3ª edição). Mas tenho que dizer que estou completamente frustada e indignada, passei a tarde toda lá e um pedaço da noite, andava para lá e para cá, visitava outros estandes e voltava lá no Canapé, mas só encontrava tudo vazio, achei que não tinha dado pra vocês virem ou até mesmo que eu tinha errado o cronograma na hora de escrever na agenda! Procurei informações, mas eles não sabiam dizer sobre, ou porque o estande se encontrava sem ninguém. A situação é completamente lamentável e não há perdão. Mas eu gostaria muito que vocês não desistissem, vamos entrar em contato com alguém lá da Bienal e reclamar, fazer um bafafá, abrir espaço pra vocês! Tenho certeza que muita gente vai apoiar, vocês sofreram um desrespeito muito grande e vocês não podem sair no prejuízo também por esta irresponsabilidade de terceiros..

    bjs,
    Ana Lu
    @oficiodoslivros

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana!

    Eu fiquei o dia todo lá, e o pessoal da administração foi super atenciosos comigo e estavam chateados com o que aconteceu. Fui a outros estandes, de autores independentes, mas já estavam com a programação bem cheia, não tinha como nos colocar. O que aconteceu foi que pagamos para usar o espaço da editora Canápe na bienal, sendo que eles não pagaram pelo estande. Não honraram o compromisso conosco nem com a administração.

    Tenho certeza que não faltará oportunidade para nos conhecer!

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Se fosse comigo, eu sentava um processo neles! Já que só pensam em dinheiro,que sejam obrigados a devolver o que pegaram irregularmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muito revoltante, e nestas horas passam mil coisas na cabeça da gente. O melhor é esfriá-la e pensar direito no que pode ser feito, e processá-los é uma das possibilidades.

      Abs

      Excluir
  7. Espero que tudo se resolva para você Mallerey, da melhor forma.

    Abraços!

    Priscilla

    ResponderExcluir
  8. Obrigada querida! Assim também espero.

    bjussss

    ResponderExcluir
  9. Isso realmente é um grande descaso..Os autores nacionais, pra mim, devem ser os mais bem tratados, e sem contar que vocês foram literalmente ENGANADOS...Pouca vergonha!

    ResponderExcluir
  10. Gente, to chocada com isso. Espero que não se importe, mas compartilhei o link do seu desabafo no Facebook, as pessoas precisam saber disso.
    Meu Deus, autores tem um trabalho duro, suado para uma Editora fazer um absurdo dessas.
    Falta de respeito.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Helana por ter compartilhado! Acho que as pessoas têm realmente saber o que acontece no meio literário, o descaso de algumas editoras com escritores iniciantes.

    Agradeço novamente seu apoio!

    ResponderExcluir
  12. Que coisa mais horrivel!!!

    E eles sumiram do mapa?
    Não tem telefone? Endereço? Nada? Onde encontrou eles?

    Meu Deus! Vamos espalhar para que ninguém mais caia no golpe desses ladrões!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Estou divulgando e compartilhando no face e no twitter, todos precisam ser alertados sobre esse absurdo. Espero que Dê tudo certo para você Mallerey!!!

    ResponderExcluir
  14. Ma, querida

    Não consigo imaginar a revolta que você está sentindo! Horrível! Um desrespeito sem tamanho.... que falta de escrúpulos!!!! HORRÍVEL!!!


    Mas, amiga, o mundo dá voltas... você terá muitas outras oportunidades e momentos incríveis, porque é honesta e batalhadora. Agora, pessoas que fazem isso com os outros... quero só ver o que vão colher, no final.

    Um beijo! Sinto muito por essa situação :((((

    ResponderExcluir
  15. Fiquei muito triste pelo que aconteceu, e já me imaginando
    nessa situação horrível também, até porque tinha sido convidada para participar do estande por você, e é lamentável tudo isso.

    Espero que os responsáveis sejam punidos e que você tenha muita alegria e momentos incríveis com o seu livro, porque você merece muito /0\
    Sinta-se esmagada por um abraço meu e sinto muito mesmo :(

    ResponderExcluir